Queremos casar! Por onde começar?!

1
  • 24 setembro 2015
  • Lorenna Bastos
  • Tags: , ,
  • -
    Assim que lançamos o blog, há quase 03 anos atrás (JÁ??), fizemos um post falando sobre os primeiros passos na organização do casamento. As dúvidas persistem entre as noivas recém-chegadas, afinal ninguém nasce sabendo casar. Decidi, então, reeditar esse post acrescentando algumas dicas e detalhes que a experiência e maturidade nos fizeram aprender.

    Quando noivamos, além da alegria por dar um passo tão importante na relação, temos um sentimento em comum: não sabemos por onde começar a planejar o casamento. Pensando nisso, criamos esse passo a passo que pode ser o ponto de partida na preparação pro seu grande dia. É um norte no meio dessa enxurrada de informações sobre casamento que a gente recebe diariamente.

    Após responder as perguntas a seguir vocês terão dado os primeiros passos para a realização do seu sonho e conseguirão visualizar exatamente o que estão planejando.

    01. Qual é o nosso sonho de casamento? 
    Para alguns, o casamento dos sonhos é de dia, na beira do rio, com as pessoas mais amigas presentes e um almoço simples. Outros não se imaginam casando sem uma festa enorme, com muito luxo e glamour. Não importa o estilo, a melhor coisa que podemos ouvir é “esse casamento foi a cara de vocês.” Ou seja, vimos os seus gostos pessoais refletidos no seu grande dia, e não o que a “moda” dita.
    Pra isso é necessário que vocês pensem no estilo e horário da sua festa: de manhã, de tarde ou de noite? No campo, na cidade ou na praia? Um festão ou um mini casamento? Brunch, almoço, coquetel, jantar ou bolo com champanhe? Decoração rústica, clássica ou moderna? Vamos casar na igreja ou faremos tudo no mesmo local?
    Essas são só algumas opções do que vocês podem fazer. Não existe um padrão ou um jeito certo de se celebrar um casamento. Existe o seu sonho e o seu bolso. E são essas coisas que devem ser respeitadas.

    02.Quanto queremos/podemos investir? 
    Todo sonho tem seu preço e é nessa hora que vocês vão definir quanto pretendem investir para que esse sonho se realize. Além disso, é a hora de decidir quem contribuirá financeiramente para a realização deste momento. Só não vale achar que os pais ou qualquer outra pessoa têm a obrigação de contribuir com algo. Se eles podem fazer isso, ótimo! Conversem e decidam quanto poderá ser investido, se vocês precisaram arcar com alguma coisa ou se ficará tudo por conta deles.
    É melhor se planejar agora pra gastar o que vocês realmente podem do que ter que lidar frustrações e desgastes futuros. Aqui é uma parte em que se precisa de muita conversa e consenso. Definir esse teto é importante pra que vocês consigam focar no que se planejou fazer e no quanto poderão investir.

    03. Quais serão nossas prioridades?
    Se não se pode ter tudo, pense com seu noivo: quais são os itens mais importantes pra nós? Em que nós não economizaremos?  Todos os detalhes do casamento são importantes, mas quando a gente não pode investir muito em todos eles, o ideal é escolher alguns no quais vocês despenderão um pouco mais de dinheiro. 
    Pode ser nas fotos, na assessoria/cerimonial, no buffet, na decoração, no local, no seu vestido de noiva...não existe regra. Essa é uma escolha muito pessoal e o que importa é que vocês estejam felizes e satisfeitos com ela. É bom lembrar que isso não significa que os outros itens serão contratados com menos cautela e zelo.

    04. Qual será o tamanho do nosso casamento?
    O primeiro passo concreto para a realização do seu grande dia é fazer um esboço da sua lista de convidados. Obviamente ela não será a lista definitiva, mas vai dar a vocês uma ideia de quantas pessoas serão convidadas. 
    Além disso, é muito importante saber a quantidade de convidados no momento de fazer os orçamentos. Os fornecedores precisam dessa informação pra conseguir calcular precisamente todos os custos. É esse número que definirá os rumos da sua comemoração. Não é algo fácil de elaborar, mas deve contar com o bom-senso dos noivos e, principalmente, das famílias.
    05.Quando nos casaremos?
    Respondidas as perguntas acima vocês já terão condições de escolher a data do casamento. Para que este dia chegue, vocês precisarão de tempo para se organizar financeira e emocionalmente. São muitos detalhes a serem decididos, quanto menos tempo tiverem pra isso, mais estressante será. 
    Para evitar os estresses, o ideal é que comecem a se organizar pelo menos um anos antes. Lembrem-se que casar não é só festa, vocês precisam pensar na casa, na nova rotina, na lua-de-mel, enfim...pra tudo isso é necessário tempo.
    E se eu não tiver tanto tempo até a data escolhida? Sejam objetivos e vocês conseguirão definir tudo sem muita dificuldade.

    06. Comece a pesquisar!
    As pesquisas fazem parte da rotina da noiva e a internet é uma ótima ferramenta pra isso, a começar pelo Por Toda Vida! Abra uma pastinha no seu computador e/ou celular e vá salvando todas as inspirações que achar interessante.  Com o tempo você vai começar a perceber que todas as inspirações tem algo em comum e descobrir o que realmente quer pro seu grande dia.
    Você também deve pesquisar sobre os fornecedores que pretende contratar e pra isso nada melhor do que recorrer a outras noivas, à sua assessora, e a blogs especializados.
    07. Contrate uma assessora! 
    Casar certamente é uma experiência inédita pra vocês e é provável que não saibam por onde começar, quais fornecedores contratar, como conseguir bons descontos, como organizar tantos detalhes e ainda conciliar os preparativos do seu grande dia com faculdade e/ou emprego. 
    Pra minimizar qualquer dificuldade e te auxiliar nessa caminhada é que a L’eventique Eventos Especiais existe! Ela estará ao seu lado facilitando seu planejamento e te orientando em todas as suas decisões até o dia do casamento pra que tudo saia como vocês imaginaram!

    L'eventique Eventos Especiais
    @leventiqueeventos
     
    https://www.facebook.com/leventiquecerimonial?fref=ts

    1 comentários :

    1. Gessica Morais (Kinha) disse...
    2. Otimas dicas..
      Beijo
      ;)
      www.umalindapromessa.com

    Postar um comentário