O papel da madrinha de casamento

1
  • 29 julho 2014
  • Lorenna Bastos
  • Tags: , , , ,
  • Receber o convite pra ser madrinha é uma honra não é mesmo? Estar no altar sendo convidada a testemunhar um momento tão significativo deveria ser recebido como uma bela homenagem. Mas às vezes as pessoas, por mais felizes que estejam com este convite, perdem um pouco a noção e acabam não cumprindo adequadamente seu papel.

    E qual seria esse papel? De que forma a madrinha ideal se comporta antes, durante e depois do grande dia? Vamos ver algumas regrinhas de ouro:
    -
    1. Aguarde ser oficialmente convidada. Atire o primeiro buquê a noiva que nunca ouviu: “Vai casar?! Vou ser sua madrinha né?”. Não existe situação mais constrangedora, especialmente se você não pretende convidar essa pessoa pro posto. Mesmo que você seja a melhor amiga da noiva, espere o convite, e se ele não vier tente entender o critério de escolha dos noivos. Infelizmente nem sempre dá pra colocar todas as pessoas que amamos no altar.

    2. Ofereça ajuda. Recebeu o convite? UHUL! Corre pra pensar no vestido, cabelo, make, etc. Só não esqueça que ser madrinha vai além disso. Lembre-se que a noiva é uma só pra fazer mil coisas, tenho certeza que qualquer ajuda que ela receber será muito bem-vinda. Ah, e a desculpa de que não mora na mesma cidade não cola tá? Hehe...Tive madrinhas muito participativas que moravam há muitos quilômetros de distância de mim e estiveram presentes o tempo todo!

    3. Dê um ombro amigo. Organizar um casamento pode ser estressante, é nessas horas que seu apoio vai ser fundamental. Por mais que a noiva esteja monotemática (“ela só fala de casamento!!”) dê suporte emocional ouvindo os desabafos e comemorando cada conquista.

    4. Não dite ordens. Durante a realização do casamento não pressione ou dê ordens aos fornecedores e muito menos aos noivos. Isso só serve pra estressar e chatear todo mundo. Se existe uma cerimonialista contratada, é papel dela verificar o andamento do evento. Caso você perceba que algo está saindo diferente do que os noivos queriam, converse em particular com a cerimonialista. Nada de ficar passando por cima de quem foi contratada pra isso!  Apesar de madrinha, você não é a anfitriã. Ás vezes você quer ajudar e acaba fazendo o papel de chata pros fornecedores e convidados. 

    5. Se vista adequadamente. As únicas pessoas para as quais as atenções devem estar voltadas são os noivos. Fuja das cores branca e preta e de outras cores que a noiva não desejar. Evite decotes profundos ou vestidos chamativos. Deixe a noiva brilhar!

    6. Não exija NADA dos noivos. Nem posição de destaque, nem lugar na fila do cortejo, nem lembrancinha, nem tratamento especial pelo buffet, NADA. O status de madrinha, apesar de muito especial, não te dá direito a fazer certas exigências que no fim das contas são só detalhes sem importância.
    -
    7. Chegue cedo. A não ser que tenha acontecido algum imprevisto, não é nada legal atrasar o cortejo porque a madrinha não chegou a tempo né? Portanto, se programe pra chegar no horário determinado pelo cerimonial (que geralmente é meia-hora mais cedo do informado no convite).

    8. Não fale mal do casamento. Mesmo que tenham acontecido coisas desagradáveis e que você tenha razão nas críticas pare e reflita: além de deixar os noivos tristes, falar mal do que (não) aconteceu vai mudar alguma coisa? Se não vai, é melhor focar nos pontos positivos, porque, com certeza, os noivos ofereceram o melhor que podiam.

    9. Não estresse a noiva. Parece óbvio, mas poupe a noiva de estresses desnecessários. Ela já tem muitas coisas pra se preocupar, não leve mais “problemas”, seja positiva e tente ajudar, mesmo temendo que algo não dê certo! Durante o casamento nem se fala: qualquer bronca procure o cerimonial, eles saberão como resolver!

    10. Participe dos eventos pré-casamento. Não acho que organizar esses eventos seja uma obrigação das madrinhas, mas estar presente no noivado, chás, despedida de solteira e etc, mostra aos noivos que você se importa e se alegra com eles em cada um desses momentos.

    11. Evite críticas às escolhas dos noivos. Afinal de contas, você foi uma delas! hahaha. Brincadeiras à parte, se você não se agrada de algo que os noivos escolheram lembre-se que as pessoas tem gostos diferentes. Só emita, educadamente, sua opinião caso seja solicitada.
    -
    12. Não dê vexame durante o casamento. Beba moderadamente, não crie nenhuma confusão e evite qualquer atitude que você sabe que irá constranger e desagradar os noivos.

    13. Colabore com  o cumprimento dos protocolos. Padrinhos tiram fotos no altar, assinam, fazem fotos na festa, etc e tal. Não faça cara feia ou vá de má vontade cumprir esses protocolos. 

    14. Esteja presente na vida do casal. Ao contrário do que a maioria pensa, o papel de madrinha não termina no altar. Na verdade, ali é só o começo. Ao longo da vida deles, sua presença, seus conselhos e apoio serão importantíssimos.

    Beijos,
    Lorenna Bastos

    1 comentários :

    1. Géssica (Kinha) disse...
    2. Muito bom esse seu post..
      beijo
      ;)
      www.umalindapromessa.com

    Postar um comentário