Lar Doce Lar | Reformando com tinta epóxi

5
  • 23 maio 2014
  • Lorenna Bastos
  • Tags: , , ,
  • -
    Oiii!!! Hoje nós vamos falar sobre nossa casita e sobre como mudar algo que não esteja nos agradando de forma prática. Por isso, eu apresento a vocês a tinta epóxi – tcharam!

    Eu vou contar um tico da minha trajetória até a descoberta dessa tinta: detestava a cerâmica do banheiro lá de casa, com seus “belos” rejuntes cor de cimento, além de uma “linda” faixa bege que dividia essa maravilha de cerâmica com a tinta amarelada. Deu pra imaginar?? Não?? Então olha só:

    -
    Só que eu não queria quebra-quebra e também não queria gastar muito, então resolvi pesquisar sobre tinta para azulejos e descobri que o pessoal usa muito da tinta epóxi (que não é a de azulejos, hein), pois é beemmm mais resistente e impermeável. E num é que achei inúmeros banheiros pintados com essa tinta, inclusive na parte do box! Aí vem Lores e diz que já conhecia a tinta e que na casa da mãe dela tem uma parede pintada há anos  e intacta!

    Pronto, decidido, resolvi pintar com a epóxi e, depois de partir pra pesquisa (com a ajuda de Lorenna *-*), resolvi comprar a da Sherwim Williams, pois além de ser mais barata que as outras marcas (como Coral), não precisa de catalisador, só precisa diluir em água mesmo, o que a deixa mais barata ainda...hehe.

    Vamos à execução?

    Os materiais são esses ó:
    -
    Faltou tirar foto do pincel fino, que lá no finalzinho vocês verão para que serve...
    Bom, o primeiro passo é lavar o banheiro (ou cozinha, ou qualquer que seja o local escolhido) com detergente neutro e água quente (cuidado para não se queimarem!). Isso é pra tirar toda a gordura (especialmente em cozinhas) para que a tinta “fixe” melhor (nada de parede descascando, hein!).

    Depois de limpo e seco, proteja os metais, porta e demais regiões que não podem ser pintadas (gente, é incrível, se pegar e demorar um tiquinho, a tinta não sai nem com a reza, vocês tem que remover na mesma horinha!). 
    -
    Feito isso, vamos preparar a tinta! Para essa que comprei a concentração é a seguinte: uma quantidade de água correspondente a 20% da quantidade de tinta na primeira demão. Nas outras, ela é mais concentrada, apenas 10% de água. Fica com essa cara (cara de tinta, óbvio... kkkk):
    -
    Como o meu banheiro tinha, humm.....quatro cores (haha), precisei dar quatro demãos para que ficasse tudo uniforme, mas o normal é que sejam necessárias apenas três, com um intervalo de mais ou menos 03 horas entre uma e outra.

    Dica 01: Use um pincel para pintar o rejunte e os cantinhos e só depois pinte com o rolo, sempre tirando o excesso para que sua parede nova não fique toda escorrida.

    Dica 02: Use luvas! Eu esqueci de usar na primeira demão e foi terrível de remover! Tive que botar aguarrás direto na pele, foi um horror!

    Dica 03: Dê a primeira e a segunda demão na parede para só então ir para o piso. E quando você dar a última demão na parede com o piso já pintado (respeitando aquelas 3h), fique em cima de um pano, para garantir que ele secará definitivamente bem branquinho...

    Dica 04: Se por acaso pingar tinta no chão, passe o pincel ou rolo na mesma hora, assim não formará “alto relevo”. Essa pintura não deixará manchas quando o piso for finalizado.

    O tempo de cura da tinta é de sete dias, então nada de LAVAR antes disso.
    E finalmente, vejam como ele ficou beemmmm mais bonito branquinho!
    -
    E aqui já com o box, gabinete, espelhão e outras coisitas mais:
    -
    Só pra finalizar, umas fotos que me convenceram que pintar o banheiro seria uma boa:


    -
    Beijos,
    Raquel Cavalcanti

    5 comentários :

    1. Bruna Worspite disse...
    2. Adorei a mudança, ficou lindo!!


      Bjs
      www.vidadenoiva.blog.br

    3. Géssica (Kinha) disse...
    4. Nossa adorei a dica, nao sabia dessa tinta!
      Ficou muito melhor..
      Olá, vim aqui para agradecer ao carinho lá no blog...
      Volte sempre e aproveite todas as dicas e ideias, tem muita coisa legal que já foi postada!

      Beijo
      ;)
      www.umalindapromessa.com

    5. Mariane Gil disse...
    6. Oi Raquel!
      Acabei de comprar um apê, e estou procurando alternativas para o piso, pois trocar seria muito trabalhoso e custoso. Adorei o resultado!
      Por favor, me tire uma dúvida: está tinta tem brilho? Ou é necessário passar alguma resina depois?
      Obrigada!

    7. Star disse...
    8. Quanto tempo durou a tinta do piso?? Ela descascou alguma coisa?

    9. lucinéia disse...
    10. Oiii tudo bem? Você lava normalmente o banheiro com produtos de limpeza? E a durabilidade da tinta?

    Postar um comentário