Diário de Noiva | O Fichário do Casamento

3
  • 23 setembro 2013
  • Lorenna Bastos
  • Tags: , , , ,
  • Confesso que de modo geral não sou a pessoa mais organizada do mundo, costumo dizer que me encontro na minha bagunça, mas ao contrário do que se possa concluir, me tornei uma noiva bastante organizada (modéstia à parte...hehe) e acho que devo levar isso pra meu futuro status de esposa.

    Muito antes de começar efetivamente os preparativos, nós já tínhamos traçado um planejamento geral e um planejamento financeiro para o casamento. Hawston é o rei da planilha e me viciou nisso também. Temos planilhas pra tudo! É um jeito muito prático de organizar seu projeto a curto e a longo prazo.

    Apesar das mil planilhas, eu sou daquelas que tem necessidade de ter as coisas no papel e foi por isso que quando noivamos, com as devidas adaptações às nossas necessidades, coloquei em prática essa ideia que vi no Casando Sem Grana: o fichário do casamento!

    Tenho certeza que essa ideia pode servir a vocês também. Com o fichário posso manter toda a papelada do casamento bem organizadinha (e é muito papel viu? rs) e tenho tudo sempre à mão, sem correr o risco de perder algo importante.

    Pra fazê-lo você só vai precisar de um fichário, plásticos do tamanho ofício e de etiquetas adesivas. Além de prático é econômico, gente!

    O que coloquei no meu fichário:

    1. Relação de fornecedores: fiz uma tabelinha com nome do fornecedor, telefone, nome da pessoa com quem fiz contato e descrição dos serviços. Essa lista é bem importante e você terá que enviá-la pro seu cerimonial futuramente.
    2. Check List: já até disponibilizei esse check list AQUI. Sabe absolutamente tudo que temos que contratar/providenciar? Está listado aí. Assim a gente corre menos risco de esquecer alguma coisa.
    3. Fornecedores: em cada plástico coloquei uma etiqueta com o serviço, nome e telefone do fornecedor. Dentro dele está o contrato e os comprovantes de pagamentos feitos a cada um.
    4. Lua de Mel: como estamos fazendo tudo por conta própria, reservei um dos plásticos pra colocar todos os comprovantes, passagens e e-mails trocados com o pessoal do hotel. 
    5. Convites e inspirações: sim, eu guardo convites! Além das questões sentimentais, eles foram muito úteis pra inspirar a confecção do meu. Advinha pra onde eu corri quando tive dúvidas em relação ao texto? Pois é. Além disso, outras inspirações (ideia pra lembrancinhas, etc) também estão nessa parte.
    Eu preferi fazer de maneira mais enxuta, mas você pode colocar muitas outras coisas como: lista de músicas (a minha está no check list), relação dos padrinhos, lista de compras a serem feitas, mapas da decoração, etc.

    Agora que expliquei como funciona, querem ver fotos? A qualidade não tá das melhores, mas vocês perdoam né?! hehe
    - O Fichário -
    - Capinha bonitinha feita pelo noivo-
    - Relação de Fornecedores-
    -Check List-
    - Forncedores/Lua de Mel -
    - Convites e inspirações-

    Além desse fichário, por ser mais prático e por poder levar na bolsa, eu uso um caderninho pra anotar os compromissos e todas as outras mil e uma informações importantes que preciso ter sempre à mão.  Eu sei que tem gente que prefere usar agenda, mas pra mim não funciona.

    Nessa reta final aderi também a uma ideia da minha amiga e madrinha Gio: imprimi um calendário com todos os dias daqui até o dia do casamento, com um espaço pra escrever. Nele vou listando todas as tarefas e os compromissos já agendados. É uma forma bacana de ter uma visão geral do tempo que nos resta.

    Espero que tenham gostado da ideia e que coloquem em prática. Uma coisa posso dizer: facilita demais a nossa vida de noiva viu? Qualquer dúvida, fala nos comentários ou escreve pra mim: blogportodavida@gmail.com.

    Beijos,
    Lorenna Bastos

    3 comentários :

    1. Iara Priscila disse...
    2. Adorei Lore ... eu tenho uma ideia de fazer algo exatamente assim! Acho que vai ser bem melhor, então ano que vem começo meu fichárinho! rsrs
      Que bom que esta de volta, estava com saudades já :(

      beijão
      amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    3. Rízia disse...
    4. Que legal,minha agenda foi um caderninho onde escrevi tudo e as notas fiscais ficam todas guardadas em um classificador juntamente com os contratos,e no pc também tenho uma pastinha com minhas escolhas favoritas!

    5. Jéssica Diniz disse...
    6. Eu tenho meu fichário querido! Não me desgrudo dele um segundo hahaha
      Me ajudou muito ter tudo guardado,organizado e planilhado.

      :)

    Postar um comentário