Maio ainda é o mês das noivas?

2
  • 02 maio 2013
  • Lorenna Bastos
  • Tags: ,

  • A origem da tradição ainda é incerta. A explicação histórica é que esta era a época do primeiro banho anual no hemisfério norte, então nesse mês os noivos estariam limpinhos e prontos pra se casar. Nada romântico né?

    Há também outras duas explicações: em Maio é o início da primavera naquele hemisfério. Além disso, para os católicos é o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus.

    Fato é que Maio é conhecido por ser o mês das noivas. Isso fazia com que muita gente quisesse realizar seu grande dia neste mês, tornando-o mais concorrido e mais caro.

    No entanto de alguns anos pra cá outros meses se tornaram os queridinhos das noivas. Segundo a última pesquisa realizada pelo IBGE em 2011, dezembro tem sido o mês com maior número de casamentos (12% do total). O mês das noivas, de acordo com a pesquisa, ocupa a 6ª posição em número de matrimônios.

    Assim, apesar da tradição, na prática maio deixou de ser um mês absurdamente concorrido como era antigamente.

    Quer saber a porcentagem de casamentos mês a mês? Dá uma olhada na tabela abaixo:

    Janeiro 
    78.365
    Fevereiro
    69.262
    Março
    68.132
    Abril 
    70.683
    Maio 
    82.684
    Junho
    73.422
    Julho
    90.894
    Agosto
    60.319
    Setembro
    96.005
    Outubro
    96.505
    Novembro
    99.185
    Dezembro
    123.666
     

    *dados de 2011 (IBGE)

    E aí qual o foi o seu escolhido e por quê? Conta pra gente nos comentários!

    Beijos,
    Lorenna Bastos 

    2 comentários :

    1. Maria Carolina disse...
    2. Oi Lorenna, acho que mesmo Maio não sendo mais tão considerado como o mês das noivas ele continua bastante concorrido. No entanto, acredito que os meses de férias são os mais concorridos, e também os mais caros. Julho, Dezembro e Janeiro, na minha opinião são os piores meses para se casar. Por conta das férias, a maioria das coisas ficam mais caras, e os custos com a lua de mel acabam se tornando bem mais altos.

      Beijos

    3. Lorenna Bastos disse...
    4. Maria Carolina, de fato os meses de férias são bem concorridos, além de ser alta temporada, o que encarece a lua-de-mel!

      Obrigada pela visita e pela participação :)

      beijos

    Postar um comentário