O fornecedor sumiu! E agora?!

0
  • 15 fevereiro 2013
  • Lorenna Bastos
  • Tags: , ,
  • Imagem: Google Images

    Vocês marcam uma reunião com o fornecedor, passam horas conversando, ele promete te enviar o orçamento em “X” dias e nunca mais te retorna. 
    Essa situação te parece familiar? Força no buquê, querida noiva! Se te consola, esse problema pode acontecer com todas nós. Eu mesma já fui vítima (mais de uma vez) dessas promessas não cumpridas. 

    Como experiência particular, posso afirmar que não foi das mais agradáveis. Afinal, se a gente procura aquela pessoa é porque confia no trabalho e quer que ela participe do nosso sonho. Quando aconteceu comigo, fiquei me perguntando o porquê. Cogitei inúmeros motivos: meu orçamento limitado; ele(a) não foi com a minha cara; falta de organização, etc. 

    No fim não cheguei a nenhuma conclusão definitiva sobre as causas, mas não pude deixar de ficar triste com o descaso. Seja qual for o motivo, é obrigação do fornecedor nos atender bem mesmo antes de fechar o contrato não é verdade? Querendo ou não, somos clientes e merecemos respeito.

    Algumas pessoas que passaram pelo mesmo me perguntam o que fazer. Cheguei a algumas respostas:

    Se o contato foi recente aguarde mais um pouco.
    Não vale ficar importunando o fornecedor porque “falei contigo ontem e você ainda não me mandou o orçamento”. Seja paciente. Se ele te deu um prazo, espere até uns dois ou três dias após o término deste. Não se esqueça de olhar sua caixa de spams. Caso ele não se manifeste...

    Entre em contato com o fornecedor novamente.
    Pode ter acontecido algum imprevisto, ele pode achar que já te enviou, enfim, mil motivos. Então, relembre-o da sua existência e converse mais uma vez. Caso mais uma vez ele desapareça...

    Reflita se vale à pena insistir.
    O fornecedor não teve consideração e atenção antes de fechar o contrato, na fase em que precisa te conquistar. Será que na realização do seu casamento isso vai ser diferente? 

    Por quanto tempo devo esperar?
    Isso acaba sendo relativo, e é óbvio que cada caso é um caso. Mas de modo geral não vejo razão pra que se demore mais de 1 mês pra se retornar o contato. Nem que seja pra dizer “não consegui te mandar ainda, espere mais um pouco”. A gente já se sentiria mais segura né?


    Para os fornecedores algumas dicas:

    - Não prometa enviar orçamento se não tem interesse nisso.
    Você não é obrigado a fazer meu casamento, mas tem obrigação de cumprir com sua palavra. É muito melhor que você me diga que não há possibilidade de fazê-lo do que me deixar esperando por algo que não vai acontecer.

    - Estipule um prazo que você possa cumprir.
    Não adianta dizer que vai enviar amanhã, se você sabe que não vai. Noiva é bicho ansioso (e você deveria saber disso), então é melhor dar um prazo maior e cumpri-lo, do que deixar a coitadinha sofrendo por achar que você se esqueceu dela.

    - Se organize.
    Ouvi muitas vezes: “ele(a) é assim mesmo, é muito ocupado(a), demora muito pra enviar orçamento”. Não faz sentido. Se a base de todo o seu trabalho é essa, não tem como aceitar a desculpa de falta de tempo. Crie rotinas, separe um dia na semana pra elaborar e enviar todos eles. Se for possível, delegue essa função a outra(s) pessoa(s). Só não deixe a noiva esperando por tanto tempo!

    Alguém mais já passou por isso? Compartilhe suas experiências com a gente!


    Beijos,
    Lorenna Bastos

    0 comentários :

    Postar um comentário